Alienação fiduciária em garantia de bens imóveis: possíveis soluções para as deficiências e insuficiências da disciplina legal

Autores

  • Gisela Sampaio da Cruz Guedes Professora Adjunta do Departamento de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da pós-graduação lato sensu da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino de Direito (CEPED/UERJ) e da EMERJ.
  • Aline de Miranda Valverde Terra Professora agregada da graduação e da pós-graduação lato sensu da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino de Direito (CEPED/UERJ)

Palavras-chave:

Adjudicação, Alienação fiduciária, Benfeitorias, Garantia, Pacto comissório, Pacto Marciano, Segurança

Resumo

Este artigo tem o escopo de analisar, pontualmente, algumas questões problemáticas no âmbito da alienação fiduciária em garantia, que não encontram solução satisfatória na legislação especial, a saber: a possibilidade de incorporação definitiva do bem ao patrimônio do credor; a indenização pelas benfeitorias realizadas pelo devedor; e o âmbito de incidência da regra que exige a quitação pelo credor adjudicante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisela Sampaio da Cruz Guedes, Professora Adjunta do Departamento de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da pós-graduação lato sensu da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino de Direito (CEPED/UERJ) e da EMERJ.

Doutora e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Aline de Miranda Valverde Terra, Professora agregada da graduação e da pós-graduação lato sensu da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino de Direito (CEPED/UERJ)

 Doutoranda e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Referências

ALVES, João Luiz. Código Civil da República dos Estados Unidos do Brasil. v. III, 3. ed., Rio de Janeiro: Editor Borsoi, 1958.

AMARAL NETO, Francisco dos Santos. A alienação fiduciária em garantia no direito brasileiro.

TEPEDINO, Gustavo; FACHIN, Luiz Edson (org.). Coleção Doutrinas Essenciais. Obrigações e Contratos. vol. V, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, pp. 315-333.

ASCARELLI, Tullio. Problema das Sociedades Anônimas e direito comparado. São Paulo: Saraiva, 1969.

BEVILAQUA, Clóvis. Código Civil dos Estados Unidos do Brasil Comentado. v. III, 11. ed., São Paulo: Livraria Francisco Alves, 1958.

BEZERRA FILHO, Manoel Justino. A execução extrajudicial do contrato de alienação fiduciária de bem imóvel – exame crítico da Lei 9.514, de 20.11.1997. Revista dos Tribunais. v. 819, jan. 2004, pp. 65-76.

CASTRO, Federico Bravo y. El Negocio Jurídico. Madrid: Editorial Civitas, 1985.

CHALHUB, Melhim Namem. Alienação fiduciária de bens imóveis. Aspectos da formação, execução e extinção dos contratos. Revista de Direito Imobiliário, São Paulo, n. 63, v. 30, 2007, pp. 82-111.

CHALHUB, Melhim Namem. Negócio Fiduciário. Rio de Janeiro: Renovar, 2009.

DANTAS, San Tiago. Programa de Direito Civil. 3ª ed., Rio de Janeiro: Forense, 2001.

DANTZGER, Afrânio Carlos Camargo. Alienação Fiduciária de Bens Imóveis. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

FABRÍCIO, Adroaldo Furtado. A alienação fiduciária de imóveis segundo a Lei nº. 9514/97. Revista da AJURIS. a. XXVI, n. 80, dez. 2000, pp. 354-383.

GOMES, Orlando. Alienação Fiduciária, São Paulo: Revista dos Tribunais, 1972.

GOMES, Orlando. Perfil dogmático da alienação fiduciária.

TEPEDINO, Gustavo; FACHIN, Luiz Edson (org.). Doutrinas Essenciais. Obrigações e Contratos. v. V, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, pp. 475-481.

LIMA, Marcelo Chiavassa de Mello Paula. Breves considerações sobre a importância da alienação fiduciária em garantia e a necessidade de uma nova interpretação do pacto comissório. Civilistica.com. Rio de Janeiro, a. 3, n. 1, jan.-jun./2014. Disponível em: http://civilistica.com/wp-content/uploads/2015/02/Lima-civilistica.coma.3.n.1.2014.pdf. Data de acesso. 20.3.2015.

MENEZES LEITÃO, Luís Manuel Teles de. Garantia das Obrigações. 3. ed., Coimbra: Almedina, 2012.

MOREIRA ALVES, José Carlos. Da Alienação Fiduciária em Garantia. 3. ed., Rio de Janeiro: Forense, 1987.

NORONHA, Fernando. A alienação fiduciária em garantia e o leasing financeiro como supergarantias das obrigações. Revista dos Tribunais. v. 845, mar. 2006.

OLIVA, Milena Donato. Do Negócio Fiduciário à Fidúcia. São Paulo: Atlas, 2014.

OLIVA, Milena Donato. RENTERÍA, Pablo. Fidúcia: a importância da incorporação dos efeitos do trust no direito brasileiro. Revista Trimestral de Direito Civil, vol. 48, out./dez. 2011, Rio de Janeiro: Padma, pp. 27-61.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. v. IV, 21. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2012.

PEREIRA, Caio Mario da Silva. Instituições de Direito Civil. v. I, 26. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2013.

PEREIRA, Lafayette R. Direito das Coisas. 6. ed., Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos S.A., 1956.

RABELLO, José Geraldo de Jacobina. Alienação fiduciária em garantia.

TEPEDINO, Gustavo; FACHIN, Luiz Edson (org.). Coleção Doutrinas Essenciais. Obrigações e Contratos. vol. V, São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, pp. 339-363.

TEIXEIRA DE FREITAS, Augusto. Esboço do Código Civil. Brasília: Ministério da Justiça, Fundação Universidade de Brasília, 1983.

Downloads

Publicado

2015-08-08

Como Citar

GUEDES, Gisela Sampaio da Cruz; TERRA, Aline de Miranda Valverde. Alienação fiduciária em garantia de bens imóveis: possíveis soluções para as deficiências e insuficiências da disciplina legal. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 1–22, 2015. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/193. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Doutrina contemporânea

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)