Os limites da política de abrigamento compulsório e a autonomia do paciente psiquiátrico usuário de drogas

Autores

  • Maria Yannie Araújo Mota UNIFOR
  • Joyceane Bezerra de Menezes UNIFOR

Palavras-chave:

Crack, Abrigamento compulsório, Autonomia privada, Dignidade humana

Resumo

Analisa a legalidade da constrição de liberdade dos usuários de crack pela autoridade administrativa do Rio de Janeiro em face da legislação pertinente à Reforma Psiquiátrica e dos direitos fundamentais da pessoa. O Protocolo de Abrigamento Compulsório de Pessoa em Situação de Rua tem conquistado vários adeptos da sociedade civil e do Poder Público. Este, por sua vez, visa construir um processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e benefícios assistenciais, bem como de identificar famílias e indivíduos com direitos violados, além de promover ações de inclusão social destas pessoas. Em seus resultados contribui para o saneamento das ruas e para a segurança social, sem que se saiba sobre os resultados efetivos quanto à saúde e ressocialização dos dependentes químicos de crack abrigados. Disso resulta no questionamento da medida enquanto alternativa mais viável para o combate da chamada “epidemia do crack”, especialmente se considerados autonomia da pessoa e o direito ao tratamento adequado? Observa-se que a alternativa confronta a primazia dos métodos extra-hospitalares apregoados pela recente reforma psiquiátrica que se implantou no Brasil e os princípios de proteção integral à pessoa adotados pela Constituição Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Yannie Araújo Mota, UNIFOR

Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza.

Joyceane Bezerra de Menezes, UNIFOR

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade de Fortaleza. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

BASAGLIA, Franco. A Instituição Negada- Relato de um Hospital Psiquiátrico. 3.ed.Rio de Janeiro: Graal, 1985.

BODIN DE MORAES, Maria Celina. Danos à pessoa humana. Uma leitura civil-constitucional dos danos morais. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

BODIN DE MORAES, Maria Celina. Na medida da pessoa humana. Estudos de direito civil-constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2010.

DINIZ, Maria Helena. O Estado Atual do Biodireito. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

DWORKIN, Ronald. Domínio da Vida - Aborto, Eutanásia e Liberdades Individuais. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MENEZES, Joyceane Bezerra de; GESSER, Wagner Pinheiro. Autonomia do paciente dependente de substância no Brasil. In: Joyceane Bezerra de Menezes. (Org.). Dimensões Jurídicas Da Personalidade Na Ordem Constitucional Brasileira. 1.ed. Florianópolis: Conceito Editorial, 2010, v. 1, p. 535-550.

MENEZES, Joyceane Bezerra de; OLIVEIRA, Cecília Barroso de. Reforma Psiquiátrica Brasileira, a difícil passagem do isolamento para o tratamento inclusivo do paciente em respeito aos direitos da personalidade e ao direito à convivência familiar. In: Joyceane Bezerra de Menezes. (Org.). Justiça Social e Democracia. 1.ed. São Paulo,2011,v.1, p.229-252.

MENEZES, Joyceane Bezerra de. Personalidade, autonomia e saúde mental: o controle das internações psiquiátricas involuntárias no Estado do Ceará. In: RODRIGUEZ, José Rodrigo. (Org.). Pensar o Brasil. 1.ed. São Paulo: Saraiva,2012, v.1, p. 175-209.

MILL, Stuart. Sobre a liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil. 25.ed. Vol.I, BODIN DE MORAES, Maria Celina (atualização), Forense: Rio de Janeiro, 2012.

PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil - Introdução ao Direito Civil Constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.

SÁ, Maria de Fátima Freire de; NAVES, Bruno Torquato de Oliveira. Manual do Biodireito. 2.ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2009.

SOUSA, Rabindranath Valentino Aleixo Capelo de. O direito geral de personalidade. Coimbra: Coimbra Editora, 1995.

TEPEDINO, Gustavo. Temas de Direito Civil. 4.ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

Downloads

Publicado

2014-08-18

Como Citar

MOTA, Maria Yannie Araújo; MENEZES, Joyceane Bezerra de. Os limites da política de abrigamento compulsório e a autonomia do paciente psiquiátrico usuário de drogas. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 1–19, 2014. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/575. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Doutrina contemporânea

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)