Sobre o projeto de reforma do Código Civil brasileiro: algumas críticas analíticas gerais, mas nem por isso genéricas

Autores

  • Thaís Fernanda Tenório Sêco Universidade Federal de Lavras
  • Fernanda Nunes Barbosa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Código Civil, Reforma, Parte Geral, Direito das obrigações

Resumo

O presente artigo propõe-se a analisar, a partir de uma tríplice perspectiva – da necessidade, da adequação dogmática e da técnica legislativa - o projeto de reforma do Código Civil brasileiro em pauta no Congresso Nacional (PL 4/2025), tendo em vista as profundas modificações que tende a introduzir no sistema normativo de direito privado. Considerando a significativa extensão do projeto, a constituir verdadeiramente um novo Código Civil consoante defendemos neste trabalho, algumas disciplinas ficaram de fora desta investigação, que se centrou em determinados pontos da parte geral e do direito obrigacional lato sensu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Fernanda Tenório Sêco, Universidade Federal de Lavras

Professora adjunta de Direito Civil na Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, em regime de dedicação exclusiva. Doutora em Direito pela UFMG. Mestre em Direito Civil pela UERJ. Pesquisadora dos grupos de pesquisa Laboratório de Bioética e Direito Civil, e Direito Civil na Legalidade Constitucional. E-mail: thais.seco@ufla.br.

Fernanda Nunes Barbosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da graduação, mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGD-PUCRS). Doutora em Direito pela UERJ. Mestre em Direito pela UFRGS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Direito do Consumidor. E-mail: fernanda.barbosa@pucrs.br.

Referências

BARBOSA, Fernanda Nunes. As inseguranças do direito ao nome na reforma do Código Civil e o perigo de novos silenciamentos. Migalhas, 2024 (Coluna de Opinião Jurídica). Disponível em: Fernanda Nunes Barbosa no Migalhas. Acesso em 10 de janeiro de 2024.

BARBOSA, Fernanda Nunes. Biografias e liberdade de expressão: critérios para a publicação de histórias de vida. Porto Alegre: Arquipélago, 2016.

BODIN DE MORAES, Maria Celina. A tutela do nome da pessoa humana. Na medida da pessoa humana: estudos de direito civil-constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2010.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes (Org.). Usos e abusos da história oral. 8ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BRANCO, Gerson. A garantia geral das obrigações no Anteprojeto do Código Civil. Boletim IDiP-IEC. 15 mai. 2024. Disponível em canalarbitragem.com.br/.

CAMPOS, Ligia Fabris. O direito de ser si mesmo: a tutela da identidade pessoal no ordenamento jurídico brasileiro. Dissertação de Mestrado – PUC-Rio, 2006.

CANARIS, Claus-Wilhelm. Pensamento Sistemático e Conceito de Sistema na Ciência do Direito. Tradução António Menezes Cordeiro. 2ª ed. Lisboa: Calouste, 1996.

CHOERI, Raul Cleber da Silva. O direito à identidade na perspectiva civil-constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2010.

DE CUPIS, Adriano. Os direitos da personalidade. Trad. Adriano Vera Jardim e Antonio Miguel Caeiro. Lisboa: Livraria Morais Editora, 1961.

IASP. Revista do IASP - Instituto dos Advogados do Brasil, vol. 38.1 - Ano 27. São Paulo: IASP, 2024.

MARQUES, Claudia Lima; MIRAGEM, Bruno. Anteprojetos de lei de atualização do Código de Defesa do Consumidor. Revista de Direito do Consumidor, v. 82, p. 331 e ss. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2012.

MARQUES, Claudia Lima. 25 anos de Código de Defesa do Consumidor e as sugestões traçadas pela Revisão de 2015 das Diretrizes da ONU de proteção dos consumidores para a atualização. Revista de Direito do Consumidor. Vol. 103, p. 55-100, Jan-Fev/2016. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

MARTINS-COSTA, Judith. DE CICCO, Maria Cristina. O artigo 169, §2º do Projeto de Reforma do Código Civil. Migalhas. 24 jun. 2024. Disponível em s.migalhas.com.br/S/CAEED7.

MENEZES, Joyceane Bezerra de. O anteprojeto do Código Civil e a pessoa com deficiência sob curatela como absolutamente incapaz. Migalhas. 9, mai, 2024. Disponível em s.migalhas.com.br/S/E5FC49.

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil. Parte Geral. 5ªed. São Paulo: Saraiva, 1967.

NEVARES, Ana Luiza Maia. Do super-cônjuge ao mini-cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no Anteprojeto de Código Civil. Migalhas. 24 abr. 2024. Disponível em s.migalhas.com.br/S/6119DE.

NITSCHKE, Guilherme Carneiro Monteiro. Primeira aproximação às propostas de alteração do Código Civil em matéria de “contratos”: o contrato preliminar (parte I). In: MARTINS-COSTA, Judith; MARTINS, Fábio; CRAVEIRO, Mariana; XAVIER, Rafael (Orgs.). Boletim IDiP-IEC. Vol. XII, Canela-São Paulo, publicado em 27.03.2024. Disponível em canalarbitragem.com.br/ii-boletim-idip-iec/primeira/.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. 25. ed. rev. e atual. por Maria Celina Bodin de Moraes. Rio de Janeiro: Forense, 2012, v. I.

PINO, Giorgio. Il diritto all'identità personale: interpretazione costituzionale e creatività giurisprudenziale. Bologna: Il Mulino, 2003.

ROBERTO, Giordano Bruno Soares. Em defesa do velho Código Civil. São Paulo: Dialética, 2024.

RODOTÀ, Stefano. Ideologias e técnicas da reforma do direito civil. Trad. Eduardo Nunes de Souza. Civilistica.com, a. 13, n. 1, 2024.

SAYDELLES, Rodrigo Salton Rotunno; ARRAES, Miguel. Boa-fé objetiva no anteprojeto de reforma do Código Civil. Consultor Jurídico. 7 jun. 2022. Disponível em www.conjur.com.br/.

TRINDADE, Marcelo. A reforma do Código Civil. Valor Investe. 28 mai. 2024. Disponível em valorinveste.globo.com/.

TRINDADE, Marcelo. A reforma do Código Civil e os contratos. In: MARTINS-COSTA, Judith; MARTINS, Fábio; CRAVEIRO, Mariana; XAVIER, Rafael (Orgs.). Boletim IDiP-IEC. Vol. XXII, Canela-São Paulo. 12/jun/2024. Disponível em canalarbitragem.com.br/.

Downloads

Publicado

2025-06-01

Como Citar

SÊCO, Thaís Fernanda Tenório; BARBOSA, Fernanda Nunes. Sobre o projeto de reforma do Código Civil brasileiro: algumas críticas analíticas gerais, mas nem por isso genéricas. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 1–24, 2025. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/1116. Acesso em: 26 set. 2025.

Edição

Seção

Doutrina contemporânea

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)