Guarda para fins de adoção: uma relação de cuidado dentro do direito à convivência familiar

Autores

  • Marcelo de Mello Vieira TJMG
  • Marina Carneiro Matos Sillmann Faveni

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Guarda para fins de adoção, Dever de cuidado

Resumo

Crianças e adolescentes são titulares do direito de serem cuidadas, cabendo aos guardiões para fim de adoção o dever de efetivarem esse direito. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o dever de cuidado após a concessão da guarda para fins de adoção. Com esse intuito, cumpre abordar o direito da criança e do adolescente ao cuidado, o direito à convivência familiar, o dever de cuidado no procedimento pré-adoção e a efetivação desse dever. Foi empregado o raciocínio dedutivo, por se tratar de pesquisa teórica, que utilizando como fontes artigos publicados, decisões jurídicas e normas relacionadas à temática do dever de cuidado, à luz do método qualitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Mello Vieira, TJMG

Mestre em direito pela UFMG, doutor em direito privado pela PUCMinas e pós-doutorado em direito pela UFSC.

Marina Carneiro Matos Sillmann, Faveni

Mestre em Direito Privado pela PUCMinas. Professora do curso de Direito - FAVENI. Pesquisadora nas áreas do Direito da Criança e do Adolescente e do Biodireito. Membro do Instituto Brasileiro do Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRIA).

Referências

ALVIM, Arruda. O respeito ao dever de cuidado com a infância e atuação do menor no processo civil. In: PEREIRA, Tânia da Silva; OLIVEIRA, Guilherme de; COLTRO, Antônio Carlos Mathias (Org.). Cuidado e o direito de ser: respeito e compromisso. Rio de Janeiro: LMJ Mundo Jurídico, 2018.

BARBOZA, Heloisa Helena. Paternidade responsável: o cuidado como dever jurídico. In: PEREIRA, Tânia da Silva; OLIVEIRA, Guilherme de. (org.). Cuidado e responsabilidade. São Paulo, Atlas, 2011.

COSTA, Epaminondas da. Estágio de convivência, “devolução” imotivada em processo de adoção de criança e de adolescente e reparação por dano moral e/ou material. In: Congresso Nacional do Ministério Público: o Ministério Público como fator de redução de conflitos e construção da paz social. 18., 2009, Florianópolis-SC. Livro de teses [...]. Associação Catarinense do Ministério Público-ACMP. Porto Alegre: Magister, 2009.

DIAS, Maria Berenice. Adoção: um direito que não existe. Revista Direito UNIFACS. n. 216, 2018.

GARCÍA MÉNDEZ, Emílio. Infância e cidadania na américa latina. Trad. Angela Maria Tijiwa. São Paulo: Editora HUCITEC; Instituto Ayrton Senna, 1998.

GASPAR; João Pedro; RODRIGUES, Sónia; GIL, Carlos Jesus. Conceito de crianças e seus direitos: implicações para o sistema de proteção infantil. In: PEREIRA, Tânia da Silva; OLIVEIRA, Guilherme de; COLTRO, Antônio Carlos Mathias (Org.). Cuidado e cidadania: desafios e possibilidades. Rio de Janeiro: GZ, 2019.

GHIRARDI, Maria Luiza de Assis Moura. Devolução de crianças adotadas: um estudo psicanalítico. São Paulo: Primavera Editorial, 2015.

IENCARELLI, Ana Maria. Quando a cidadania do amanhã é comprometida ou obstruída na infância. In: PEREIRA, Tânia da Silva; OLIVEIRA, Guilherme de; COLTRO, Antônio Carlos Mathias (Org.). Cuidado e cidadania: desafios e possibilidades. Rio de Janeiro: GZ, 2019.

KIRCH, Aline Taiane; COPATTI, Lívia Copelli. Criança e adolescente: a problemática da adoção e posterior devolução às casas de acolhimento. Prisma Jur., São Paulo, v. 13, n. 1, jan./jun. 2014.

KONDER, Carlos Nelson. Vulnerabilidade patrimonial e vulnerabilidade existencial: por um sistema diferenciador. Revista de Direito do Consumidor, v. 99, mai./jun. 2015.

MARQUES, Cláudia Lima; MIRAGEM, Bruno. O novo direito privado e a proteção dos vulneráveis. 2. ed. ver. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

MARTINS, Rosa. Responsabilidades parentais no século XXI: a tensão entre o direito de participação da criança e a função educativa dos pais. In: PEREIRA, Tânia da Silva; OLIVEIRA, Guilherme de (Org.). Cuidado & vulnerabilidade. São Paulo, Atlas, 2009.

MORAL FERRER, Anabella J. Del. El derecho a opinar de niños, niñas y adolescentes em la Convención sobre los Derechos del Niño. Cuestiones Jurídicas, Maracaibo, n. 2, v. 1, n. 2, jul./dez. 2007.

PEREIRA, Tânia da Silva. Direito da criança e do adolescente: uma proposta interdisciplinar. 2. ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

PEREIRA, Tânia da Silva. O cuidado como valor jurídico. In: PEREIRA, Tânia da Silva; PEREIRA, Rodrigo da Cunha (Coord.). Ética da convivência familiar: sua efetividade no cotidiano dos tribunais. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

SÁ, Maria de Fátima Freire de; MOUREIRA, Diogo Luna. Autonomia privada e vulnerabilidade: o direto civil e a diversidade democrática. In: LIMA, Taisa Maria Macena de; SÁ, Maria de Fátima Freire de; MOUREIRA, Diogo Luna (Org.). Autonomia e vulnerabilidade. Belo Horizonte: Arraes editores, 2017.

SILLMANN, Marina Carneiro Matos. Competência e recusa de tratamento médico por crianças e adolescentes: um necessário diálogo entre o biodireito e o direito infantojuvenil. Belo Horizonte: D’Plácido, 2019.

TEIXEIRA, Ana Carolina Brochado; VIEIRA, Marcelo de Mello. Construindo o direito à convivência familiar de crianças e adolescentes no Brasil: um diálogo entre as normas constitucionais e a Lei n. 8.069/1990. Civilistica.com, a. 4, n. 2, 2015.

VERONESE, Josiane Rose Petry. Das sombras à luz: o reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021.

VERONESE, Josiane Rose Petry; FONSECA, Mariana Lamassa da. Pensando a reintegração familiar e a adoção: a criança e o adolescente como reais sujeitos de proteção. Revista FIDES, v. 11, n. 2, 2021.

VIERA, Marcelo de Mello; SILLMANN, Marina Carneiro Matos. Autonomia progressiva e exercício dos direitos da personalidade: reflexões sobre os artigos 3º e 4º do Código Civil Brasileiro de 2002. In: Anais V Encontro Internacional do CONPEDI Montevidéu, 2016.

VIEIRA, Marcelo de Mello; SILLMANN, Marina Carneiro Matos. Desistência da adoção de crianças e de adolescentes durante o estágio de convivência: reflexões sobre uma possível responsabilização civil. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, n. 46, Porto Alegre, ago. 2021.

VIEIRA, Marcelo de Mello; SILLMANN, Marina Carneiro Matos. Responsabilidade civil nos casos de desistência de adoção: uma análise sobre a quantificação do dano. In: TEIXEIRA, Ana Carolina Brochado; ROSENVALD, Nelson; MULTEDO, Renata Vilela (Coord.). Responsabilidade civil e direito de família: o direito de danos na parentalidade e conjugalidade. Indaiatuba: Foco, 2021.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Como Citar

VIEIRA, Marcelo de Mello; SILLMANN, Marina Carneiro Matos. Guarda para fins de adoção: uma relação de cuidado dentro do direito à convivência familiar. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 1–21, 2024. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/951. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Jurisprudência comentada