O problema da interpretação negocial no direito alemão

Autores

  • Rocco Favale
  • Rafael Marinangelo USP

Resumo

No âmbito deste trabalho, optamos por firmar nossa atenção no aspecto da interpretação do contrato, capítulo inserido na parte central do volume, não por acaso, pois o referido problema pressupõe um leitor que já tenha apreendido e absorvido a essência da figura jurídica. O nosso contributo limitar-se-á a abordar os principais aspectos da interpretação negocial exclusivamente no contexto do modelo alemão, onde um reconhecido estudioso assinalou, recentemente, não existir na história do direito privado alemão nenhuma outra controvérsia comparável à da interpretação negocial. Em suma, o objetivo do trabalho é, precisamente, oferecer ao nosso intérprete um modesto, mas desejavelmente útil, conjunto de ferramentas para melhor compreender os problemas colocados por este complexo tema no nosso sistema jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Marinangelo, USP

Doutor e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com estágio pós-doutoral na Faculdade de Direito da USP, Especialista (con lode) em Direito Civil Italiano pela Scuola di Specializzazione in Diritto Civile Dell'Università Degli Studi di Camerino (IT).

Downloads

Publicado

2024-08-18

Como Citar

FAVALE, Rocco; MARINANGELO, Rafael. O problema da interpretação negocial no direito alemão. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 1–16, 2024. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/1037. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Traduções