Guarda para fins de adoção: uma relação de cuidado dentro do direito à convivência familiar
Palavras-chave:
Criança, Adolescente, Guarda para fins de adoção, Dever de cuidadoResumo
Crianças e adolescentes são titulares do direito de serem cuidadas, cabendo aos guardiões para fim de adoção o dever de efetivarem esse direito. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o dever de cuidado após a concessão da guarda para fins de adoção. Com esse intuito, cumpre abordar o direito da criança e do adolescente ao cuidado, o direito à convivência familiar, o dever de cuidado no procedimento pré-adoção e a efetivação desse dever. Foi empregado o raciocínio dedutivo, por se tratar de pesquisa teórica, que utilizando como fontes artigos publicados, decisões jurídicas e normas relacionadas à temática do dever de cuidado, à luz do método qualitativo.
Downloads
Referências
ALVIM, Arruda. O respeito ao dever de cuidado com a infância e atuação do menor no processo civil. In: PEREIRA, Tânia da Silva; OLIVEIRA, Guilherme de; COLTRO, Antônio Carlos Mathias (Org.). Cuidado e o direito de ser: respeito e compromisso. Rio de Janeiro: LMJ Mundo Jurídico, 2018.
BARBOZA, Heloisa Helena. Paternidade responsável: o cuidado como dever jurídico. In: PEREIRA, Tânia da Silva; OLIVEIRA, Guilherme de. (org.). Cuidado e responsabilidade. São Paulo, Atlas, 2011.
COSTA, Epaminondas da. Estágio de convivência, “devolução” imotivada em processo de adoção de criança e de adolescente e reparação por dano moral e/ou material. In: Congresso Nacional do Ministério Público: o Ministério Público como fator de redução de conflitos e construção da paz social. 18., 2009, Florianópolis-SC. Livro de teses [...]. Associação Catarinense do Ministério Público-ACMP. Porto Alegre: Magister, 2009.
DIAS, Maria Berenice. Adoção: um direito que não existe. Revista Direito UNIFACS. n. 216, 2018.
GARCÍA MÉNDEZ, Emílio. Infância e cidadania na américa latina. Trad. Angela Maria Tijiwa. São Paulo: Editora HUCITEC; Instituto Ayrton Senna, 1998.
GASPAR; João Pedro; RODRIGUES, Sónia; GIL, Carlos Jesus. Conceito de crianças e seus direitos: implicações para o sistema de proteção infantil. In: PEREIRA, Tânia da Silva; OLIVEIRA, Guilherme de; COLTRO, Antônio Carlos Mathias (Org.). Cuidado e cidadania: desafios e possibilidades. Rio de Janeiro: GZ, 2019.
GHIRARDI, Maria Luiza de Assis Moura. Devolução de crianças adotadas: um estudo psicanalítico. São Paulo: Primavera Editorial, 2015.
IENCARELLI, Ana Maria. Quando a cidadania do amanhã é comprometida ou obstruída na infância. In: PEREIRA, Tânia da Silva; OLIVEIRA, Guilherme de; COLTRO, Antônio Carlos Mathias (Org.). Cuidado e cidadania: desafios e possibilidades. Rio de Janeiro: GZ, 2019.
KIRCH, Aline Taiane; COPATTI, Lívia Copelli. Criança e adolescente: a problemática da adoção e posterior devolução às casas de acolhimento. Prisma Jur., São Paulo, v. 13, n. 1, jan./jun. 2014.
KONDER, Carlos Nelson. Vulnerabilidade patrimonial e vulnerabilidade existencial: por um sistema diferenciador. Revista de Direito do Consumidor, v. 99, mai./jun. 2015.
MARQUES, Cláudia Lima; MIRAGEM, Bruno. O novo direito privado e a proteção dos vulneráveis. 2. ed. ver. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.
MARTINS, Rosa. Responsabilidades parentais no século XXI: a tensão entre o direito de participação da criança e a função educativa dos pais. In: PEREIRA, Tânia da Silva; OLIVEIRA, Guilherme de (Org.). Cuidado & vulnerabilidade. São Paulo, Atlas, 2009.
MORAL FERRER, Anabella J. Del. El derecho a opinar de niños, niñas y adolescentes em la Convención sobre los Derechos del Niño. Cuestiones Jurídicas, Maracaibo, n. 2, v. 1, n. 2, jul./dez. 2007.
PEREIRA, Tânia da Silva. Direito da criança e do adolescente: uma proposta interdisciplinar. 2. ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.
PEREIRA, Tânia da Silva. O cuidado como valor jurídico. In: PEREIRA, Tânia da Silva; PEREIRA, Rodrigo da Cunha (Coord.). Ética da convivência familiar: sua efetividade no cotidiano dos tribunais. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
SÁ, Maria de Fátima Freire de; MOUREIRA, Diogo Luna. Autonomia privada e vulnerabilidade: o direto civil e a diversidade democrática. In: LIMA, Taisa Maria Macena de; SÁ, Maria de Fátima Freire de; MOUREIRA, Diogo Luna (Org.). Autonomia e vulnerabilidade. Belo Horizonte: Arraes editores, 2017.
SILLMANN, Marina Carneiro Matos. Competência e recusa de tratamento médico por crianças e adolescentes: um necessário diálogo entre o biodireito e o direito infantojuvenil. Belo Horizonte: D’Plácido, 2019.
TEIXEIRA, Ana Carolina Brochado; VIEIRA, Marcelo de Mello. Construindo o direito à convivência familiar de crianças e adolescentes no Brasil: um diálogo entre as normas constitucionais e a Lei n. 8.069/1990. Civilistica.com, a. 4, n. 2, 2015.
VERONESE, Josiane Rose Petry. Das sombras à luz: o reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021.
VERONESE, Josiane Rose Petry; FONSECA, Mariana Lamassa da. Pensando a reintegração familiar e a adoção: a criança e o adolescente como reais sujeitos de proteção. Revista FIDES, v. 11, n. 2, 2021.
VIERA, Marcelo de Mello; SILLMANN, Marina Carneiro Matos. Autonomia progressiva e exercício dos direitos da personalidade: reflexões sobre os artigos 3º e 4º do Código Civil Brasileiro de 2002. In: Anais V Encontro Internacional do CONPEDI Montevidéu, 2016.
VIEIRA, Marcelo de Mello; SILLMANN, Marina Carneiro Matos. Desistência da adoção de crianças e de adolescentes durante o estágio de convivência: reflexões sobre uma possível responsabilização civil. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, n. 46, Porto Alegre, ago. 2021.
VIEIRA, Marcelo de Mello; SILLMANN, Marina Carneiro Matos. Responsabilidade civil nos casos de desistência de adoção: uma análise sobre a quantificação do dano. In: TEIXEIRA, Ana Carolina Brochado; ROSENVALD, Nelson; MULTEDO, Renata Vilela (Coord.). Responsabilidade civil e direito de família: o direito de danos na parentalidade e conjugalidade. Indaiatuba: Foco, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo de Mello Vieira, Marina Carneiro Matos Sillmann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.