Decisão jurídica e legitimidade: criando laços entre democracia e justiça
Palavras-chave:
Procedimentalismo, substancialismo, conciliação, legitimidadeResumo
A questão da legitimidade do Direito e da decisão jurídica foi se destacando dentro do período chamado de pós-positivismo jurídico. Este trabalho se preocupou em analisar a legitimidade do Direito sob os aspectos das teorias procedimentalistas, que destacam a legitimidade mediante o procedimento democrático, e substancialistas, que apostam na possibilidade de fundamentação de decisões corretas com base em convicções substanciais. A exploração das possibilidades de conciliação entre procedimentalismo e substancialismo abre a discussão sobre a legitimidade do Direito e da decisão jurídica sob uma perspectiva mais próxima à realidade do Estado Democrático de Direito. Nesse esforço de se estabelecer os laços entre procedimentalismo e substancialismo, consequentemente criam-se os laços entre democracia e justiça.
Downloads
Referências
ALEXY, Robert. Teoria da Argumentação Jurídica. Trad.Zilda Hutchinson Schild Silva.São Paulo: Landy, 2001.
CAPPELLETTI, Mauro. Juízes Legisladores? Tradução de Carlos Alberto Alvaro de Oliveira. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1999.
CASTRO, Carlos Roberto de Siqueira. O devido processo legal e a razoabilidade das leis na nova Constituição do Brasil. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1989.
DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
________________. O Império do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FONSECA, Marcelo Ricardo. Introdução teórica à história do Direito. 1ª ed. Curitiba: Juruá, 2012.
HABERMAS, Júrgen. Direito e Democracia entre facticidade e validade. Vol. I. 2 ed. Tradução: Flávio BenoSiebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
_________________. Direito e Democracia entre facticidade e validade. Vol. II. 2 ed. Tradução: Flávio BenoSiebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,2003.
__________________. A inclusão do outro: Estudos de Teoria Política. São Paulo: Loyola. 2007.
OLIVEIRA, Fábio Correa Souza de. Morte e vida da Constituição dirigente. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
TEIXEIRA, Antonio Braz. Consenso, Verdade e direito. In: Colóquio Internacional: Autoridade e Consenso no Estado de Direito. Coimbra: Almedina, 2002.
SIMIONI, Rafael Lazzarotto. Curso de Hermenêutica jurídica contemporânea: do positivismo clássico ao pós-positivismo jurídico. Curitiba: Juruá, 2014.
SIMINONI, Rafael Lazzarotto. Direito e racionalidade comunicativa. Curitiba: Juruá, 2007.