Influenciadores mirins: reflexos da publicidade digital direcionada às crianças

Autores

  • Antônio Carlos Efing Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Angelina Colaci Tavares Moreira Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Palavras-chave:

Direito do consumidor, Publicidade infantil, Influenciadores digitais, Redes sociais, Hipervulnerabilidade

Resumo

Dentro da sociedade de consumo, os avanços advindos do uso da internet possibilitaram a massificação das mensagens publicitárias que cada vez mais migram para as plataformas digitais. Dentro deste contexto, buscando fomentar o mercado e acessar os diversos grupos de usuários consumidores, cada vez mais campanhas publicitárias são dirigidas ao público infantil. Neste espaço digital, surge a figura dos influenciadores digitais mirins, crianças com notória visibilidade que fecham parcerias com anunciantes para exporem em suas contas os produtos e serviços ofertados. A ascensão da publicidade nas redes sociais, em especial o Youtube e Instagram, vem transformando a maneira pela qual as crianças são expostas ao mercado consumidor. No entanto, por serem indivíduos que se encontram na condição de hipervulneráveis, merece especial atenção a forma pela qual estas mensagens são transmitidas para o público infantil, buscando-se evitar que diariamente elas sejam bombardeadas com publicidades invisíveis, ilícitas e abusivas. Com base no método de abordagem hipotético-dedutivo, o presente trabalho analisa as consequências desta exposição precoce ao desenvolvimento físico e mental da criança, bem como apresenta as alternativas legislativas e administrativas adotadas para evitar a ocorrência desta prática abusiva.

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Biografia do Autor

Antônio Carlos Efing, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutor em Direito (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP). Professor no curso de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Advogado.

Angelina Colaci Tavares Moreira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Mestranda em Direito pela PUC/PR. Bolsista CAPES/PROEX. Graduada pela PUC/PR. Advogada.

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

EFING, Antônio Carlos; MOREIRA, Angelina Colaci Tavares. Influenciadores mirins: reflexos da publicidade digital direcionada às crianças. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/570. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Doutrina contemporânea