A inadmissibilidade da curatela da pessoa com deficiência para o exercício de atos existenciais: uma proteção que desampara
Palavras-chave:
Curatela, Pessoa com deficiência, Atos existenciais, Autonomia, Dignidade humanaResumo
O presente artigo se propõe a responder ao seguinte problema de pesquisa: é possível mitigar a restrição da aplicabilidade da curatela das pessoas com deficiência a questões patrimoniais para admitir que a curatela dessas pessoas incida sobre atos de natureza existencial? O objetivo geral do trabalho consiste em identificar se a curatela das pessoas com deficiência pode, excepcionalmente, abranger atos existenciais, quando a assistência/representação para esses atos for indispensável para a efetiva proteção dessas pessoas. Os objetivos específicos, por sua vez, são examinar o tratamento jurídico que o Código Civil de 2002 conferiu ao regime brasileiro das incapacidades e as modificações que a Lei Brasileira da Inclusão instituiu nesse regime, analisar os principais aspectos da curatela das pessoas com deficiência e a proteção jurídica que ela concede a esses indivíduos, bem como investigar se é possível admitir que a curatela dessas pessoas recaia sobre atos existenciais. A abordagem é qualitativa, quanto à utilização dos resultados, é pura, no que se refere aos fins, é exploratória e descritiva, com suporte em revisão de literatura. Conclui-se que a curatela da pessoa com deficiência pode incidir, excepcionalmente, sobre atos existenciais, desde que para assegurar a proteção adequada da pessoa com deficiência e a realização de seus interesses, dado o caráter protetivo da curatela e a importância que o ordenamento jurídico confere à pessoa e à sua dignidade.
Downloads
Referências
BARBOZA, Heloisa Helena; ALMEIDA JUNIOR, Vitor de Azevedo. Reconhecimento e inclusão das pessoas com deficiência. Revista Brasileira de Direito Civil – RBDCivil, Belo Horizonte, v. 13, p. 17-37, jul.-set./2017.
FÉLIX, Igor de Macedo; FIUZA, César. Pelo fim do regime das incapacidades. Meritum, Belo Horizonte, v. 14. n. 1, p. 300-326, jan.-jun./2019.
FLEISHMANN, Simone Tassinari Cardoso; FONTANA, Andressa Tonetto. A capacidade civil e o modelo de proteção das pessoas com deficiência mental e cognitiva: estágio atual da discussão. Civilistica.com, a. 9, n. 2, 2020.
GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da; SILVA, Karina de Oliveira e. Lei de Inclusão das Pessoas com Deficiência e seus impactos nos contratos. Civilistica.com, a. 11, n. 3, 2022.
LÔBO, Paulo. Direito civil: parte geral, vol. 1. 12. ed. São Paulo: SaraivaJur, 2023.
MENEZES, Joyceane Bezerra de. O direito protetivo no Brasil após a convenção sobre a proteção da pessoa com deficiência: impactos do novo CPC e do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Civilistica.com, a. 4, n. 1, 2015.
MENEZES, Joyceane Bezerra de; MORAES, Maria Celina Bodin. Autoridade parental e privacidade do filho: o desafio de cuidar para emancipar. Revista Novos Estudos Jurídicos - Eletrônica, v. 20, n. 2, p. 501-532, mai.-ago./2015.
MENEZES, Joyceane Bezerra de; RODRIGUES, Francisco Luciano Lima; MORAES, Maria Celina Bodin de. A capacidade civil e o sistema de apoios no Brasil. Civilistica.com, a. 10, n. 1, 2021.
MENEZES, Joyceane Bezerra; TEIXEIRA, Ana Carolina Brochado. Desvendando o conteúdo da capacidade civil a partir do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Revista Pensar, Fortaleza, v. 21, n. 2, p. 568-599, mai.-ago./2016.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil: introdução ao direito civil; teoria geral de direito civil. 34. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2022.
PERLINGIERI, Pietro. O direito civil na legalidade constitucional. Trad. Maria Cristina De Cicco. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.
RODOTÀ, Stefano. La vida y las reglas: entre el derecho y el no derecho. Madrid: Editorial Trotta, 2010.
RODRIGUES, Francisco Luciano Lima. O fenômeno da constitucionalização do direito: seus efeitos sobre o direito civil. In: RUZYK, Carlos Eduardo Pianovski; SOUZA, Eduardo Nunes de; MENEZES, Joyceane Bezerra de; EHRHARDT JÚNIOR, Marcos (Org.). Direito civil constitucional: a ressignificação da função dos institutos fundamentais do direito civil contemporâneo e suas consequências. Florianópolis: Conceito Editorial, 2014.
SOUZA, Eduardo Nunes de; SILVA, Rodrigo da Guia. Autonomia, discernimento e vulnerabilidade: estudo sobre as invalidades negociais à luz do novo sistema das incapacidades. Civilistica.com, a. 5, n. 1, 2016.
TEPEDINO, Gustavo; OLIVA, Milena Donato. Fundamentos do direito civil: teoria geral do direito civil, vol. 1. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2023.
VASCONCELOS, Ana Paula; MEIRELES, Jussara. A disciplina da curatela: uma análise a partir da autonomia e da dignidade da pessoa com deficiência. Revista de Direito Brasileira - RDB, Florianópolis, v. 30, n. 11, p. 443-460, set.-dez./2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Luciano Lima Rodrigues, Paula Valderde Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.