A responsabilidade civil do empregador pelos atos dos trabalhadores: análise do ordenamento jurídico português

Autores

  • Murilo Siqueira Comério Universidade de Coimbra
  • Maria Vitória Galvan Momo Universidade de Lisboa
  • Ana Paula Vilarim Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Responsabilidade civil, Empregador, Subordinação, Relação de comissão, Culpa de organização

Resumo

A problemática envolve a responsabilidade civil do empregador pelos atos dos seus trabalhadores, tanto no âmbito contratual quanto extracontratual, pela análise dos arts. 800º e 500º do Código Civil Português. Os trabalhadores dão base à organização, agindo como se fossem a própria empresa, mediante a confiança e as atribuições que lhe foram outorgadas. No âmbito contratual, debate-se sobre a existência do incumprimento contratual ou a mora e defeito na execução das obrigações contraídas por parte do devedor, que por culpa ou dolo do auxiliar gera danos para o credor. No domínio extracontratual, discute-se os atos ou omissões diretamente relacionadas com as atividades laborais dos trabalhadores e que causam lesão a direitos de outrem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Siqueira Comério, Universidade de Coimbra

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Universidade de Coimbra. Advogado.

Maria Vitória Galvan Momo, Universidade de Lisboa

Graduada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil. Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Universidade de Coimbra. Doutoranda em Ciências Jurídico-Civil na Universidade de Lisboa. Advogada.

Ana Paula Vilarim, Universidade de Coimbra

Graduada em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Ciências Jurídico-Civilistas pela Universidade de Coimbra. Advogada.

Referências

AMADO, João Leal. Contrato de trabalho: noções básicas. Coimbra: Editora Almedina, 2016.

BARBOSA, Ana Mafalda Castanheira Neves de Miranda. Lições de responsabilidade civil. Cascais: Princípia Editora, 2017.

CARVALHO, António Nunes de. Responsabilidade civil do empresário e greve. Revista de Direito e Estudos Sociais. Coimbra, outubro-dezembro de 1986.

CORDEIRO, Antônio Menezes. Tratado de direito civil, VIII: direito das obrigações. Coimbra: Editora Almedina, 2014.

FERNANDES, Antônio Monteiro. Direito do trabalho. 17ª Edição. Coimbra: Editora Almedina, 2014. FRADA, Manuel A. Carneiro da. A responsabilidade objectiva por facto de outrem face à distinção entre responsabilidade obrigacional e aquiliana. Direito e Justiça: Revista da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Lisboa: Universidade Católica Editora, 1998.

FRADA, Manuel Antônio Carneiro da. Contrato e deveres de protecção. Coimbra: Separata do vol. 38 do Suplemento Ao Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, 1994.

LEITÃO, Luís Manuel Teles de Menezes. Direito das obrigações, I. 9. ed. Coimbra: Editora Almedina, 2009.

MONTEIRO, Antônio Pinto. Cláusulas limitativas e de exclusão de responsabilidade civil. Coimbra, 1985. MONTEIRO, J. Sinde; SÁ, Almeno de. S.T.J., Acórdão de 25 de Junho de 1998 (A responsabilidade civil da pessoa colectiva pelos actos dos seus representantes). Revista de Legislação e Jurisprudência, ano 140º, nº 3966. Coimbra: Coimbra Editora, Janeiro-Fevereiro de 2011.

MOREIRA, Teresa Coelho. Algumas questões sobre as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e a responsabilidade do empregador por atos dos seus trabalhadores. Scientia Ivridica, tomo LXI, nº 329. Braga: Universidade do Minho, maio-agosto de 2012.

PINHEIRO, Rita Jorge. A responsabilidade civil dos agentes perante a vítima de assédio moral. Questões Laborais, número 42. Coimbra, 2013.

PORTUGAL. Supremo Tribunal de Justiça. Acórdão nº 590/12.5TTLRA.C1.S1. Relator: Mário Belo Morgado. Lisboa, 12 de abril de 2014. Disponível em: <http://www.dgsi.pt/>. Acesso em: 20 abr. 2017.

PRATA, Ana. Cláusulas de exclusão e limitação da responsabilidade contratual. Coimbra: Almedina Editora, 1985.

ROCHA, Maria Victória R. F.. A imputação objectiva na responsabilidade contratual. Revista de Direito e Economia. Coimbra, 1989.

SERRA, Adriano Pais da Silva Vaz. Responsabilidade do devedor pelos factos dos auxiliares, dos representantes legais ou dos substitutos. Boletim do Ministério da Justiça nº 72, 1958. SILVA, João Calvão da. Responsabilidade civil do produtor. Coimbra: Livraria Almedina, 1990.

TRIGO, Maria da Graça. Responsabilidade civil delitual por facto de terceiro. Coimbra: Coimbra Editora, 2009.

VARELA, João de Matos Antunes. Das obrigações em geral. Volume I. Coimbra: Editora Almedina, 2015.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

COMÉRIO, Murilo Siqueira; MOMO, Maria Vitória Galvan; VILARIM, Ana Paula. A responsabilidade civil do empregador pelos atos dos trabalhadores: análise do ordenamento jurídico português. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 1–26, 2020. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/515. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Doutrina estrangeira

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)