Quando a infância é o produto: reflexões acerca do uso de signos nas práticas mercadológicas direcionadas às crianças pela indústria da moda
Palavras-chave:
Moda, Consumo, Criança, Comercialização da infânciaResumo
O artigo aborda o processo e o desenvolvimento da moda como uma força coativa de comportamento e elemento de construção social, com ênfase no uso da criança como agente ativo e passivo desse fenômeno, a qual é frequentemente impulsionada por pais e responsáveis a explorar sua imagem com o objetivo final de promover o consumo e impor padrões de comportamento. Por meio do método dedutivo, com pesquisa bibliográfica no arcabouço teórico, especialmente com uso de legislação, artigos científicos e doutrina, o objetivo geral é a análise da exploração da criança na indústria da moda investigando como a criança se torna um lugar de manipulação simbólica, em que os direitos fundamentais são sacrificados em prol da visibilidade e consumo. E por se tratar de tema em permanente evolução, a pesquisa não se esgota neste texto, merecendo um prosseguimento e aprofundamento constantes.
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