Revisão sistemática da literatura norte-americana sobre a responsabilidade civil decorrente da publicidade infantil veiculada por Youtubers
Palavras-chave:
Youtuber mirim, Publicidade infantil, Responsabilidade civil, ConsumismoResumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente à responsabilidade civil decorrente da publicidade infantil veiculada por YouTubers. O levantamento dos artigos foi realizado na base de dados eletrônica internacional HeinOnline, tendo sido consultadas também as bases Scopus e Web of Science. A questão norteadora desta pesquisa foi a seguinte: sobre quem recai a responsabilidade civil pela publicidade abusiva realizada pelos Youtubers? Foram incluídos somente artigos relativos a publicidade e defesa do consumidor, da criança e do adolescente, com foco específico no instituto da responsabilidade civil. No total, cinco artigos compuseram o corpus de análise da revisão. A síntese dos conhecimentos pode servir de alerta para os consumidores sobre a necessidade de maior proteção do público infanto-juvenil no ciberespaço.
Downloads
Referências
ARBEL, Yonathan A. Reputation Failure: The Limits of Market Discipline in Consumer Markets. Wake Forest Law Review, v. 54, n. 5, p. 1239-1304, 2019.
BONAR-BRIDGES, J. Regulating Virtual Property with EULAS. Wisconsin Law Review Forward, n. 79, p. 79-91, 2016. Disponível em: <https://repository.law.wisc.edu/s/uwlaw/media/300201>. Acesso em: 2 maio 2021.
CAMPBELL, Angela J. Rethinking Children's Advertising Policies for the Digital Age. Loyola Consumer Law Review. 2017. Disponível em: <https://scholarship.law.georgetown.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2969&context=facpub>. Acesso em: 2 maio 2021.
CHAN, Vanessa. When #AD Is #BAD: why the FTC must reform its enforcement of disclosure policy in the digital age. Ohio State Business Law Journal, v. 13, n. 2, p. 303-333, 2019.
LIBERATI, A. et al. The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate healthcare interventions: explanation and elaboration. BMJ, n. 339, b2700, jul. 2009. Disponível em: <https://www.bmj.com/content/bmj/339/bmj.b2700.full.pdf>. Acesso em: 2 maio 2021.
LUONG, Ashley. All that glitters is gold: the regulation of hidden advertisements and undisclosed sponsorships in the world of beauty social media influencers. William and Mary Business Law Review, v. 11, n. 2, February 2020, p. 565-607. Disponível em: <https://scholarship.law.wm.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1191&context=wmblr>. Acesso em: 2 maio 2021.
SNEL, M.; MORAES, J. de. Doing a systematic literature review in legal scholarship. Netherlands: Eleven International Publishing, 2018.
WOLJCICKI, Susan. An update on kids and data protection on YouTube. Youtube Official Blog, 2019. Disponível em: <https://youtube.googleblog.com/2019/09/an-update-on-kids.html>. Acesso em: 2 maio 2021.