O procedimento de alteração do regime de bens do casamento: estudo crítico e propositivo

Autores

  • Clarissa Langer de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Ciencias Jurídicas
  • Dóris Ghilardi Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós Graduação em Direito

Palavras-chave:

Alteração de regime de bens, Autonomia privada, Desjudicialização

Resumo

A presente pesquisa propõe-se ao estudo do procedimento de alteração do regime de bens. Tal possibilidade, prevista no Código Civil em seu artigo 1.639, § 2º, impõe a via judicial e cumprimento de requisitos. A investigação, com olhar crítico e propositivo, amparado nas diretrizes da autonomia privada e ingerência mínima do Estado, objetiva confrontar a justificativa para a manutenção da matéria nos moldes atuais, além de demonstrar que há viabilidade de desjudicialização do procedimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Langer de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Ciencias Jurídicas

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões pela Damásio Educacional. Analista jurídica no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito de Família e Sucessões em Perspectiva - GFAM/UFSC/CNPQ, integrada à Rede REFAM.

Dóris Ghilardi, Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós Graduação em Direito

Doutora e Mestra em Ciência Jurídica pela Univali-SC; Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina - Direito - UFSC, com vinculação à graduação e pós graduação stricto sensu; professora convidada permanente da Escola Superior da Advocacia de Santa Catarina - ESASC; Pesquisadora. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Direito de Família e Sucessões em Perspectiva - GFAM/UFSC/CNPQ, integrada à Rede REFAM. Coordenadora Científica do IBDFAM-SC.

Referências

ALVES, Leonardo Barreto Moreira. Por um direito de família mínimo: a possibilidade de aplicação e o campo de incidência da autonomia privada no âmbito do direito de família. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

AZEVEDO, Álvaro Villaça. Curso de direito civil: direito de família. 2. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

AZEVEDO, Antônio Junqueira de. Negócio jurídico: existência, validade e eficácia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 18 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2006.

CALMON, Rafael. Direito das famílias e processo civil: interação, técnicas e procedimentos sob o enfoque do Novo CPC. São Paulo: Saraiva, 2017.

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 14. ed. Salvador: Editora Juspodivm, 2020.

LÔBO, Paulo Luiz Netto. Direito Civil: famílias. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.

FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: família. 13. ed. Bahia: Juspodivm, 2021.

GHILARDI, Dóris; OLIVEIRA, Julia Mello de. A desjudicialização do direito de família e sucessões sob as lentes da law and economics. RJLB - Revista jurídica luso-brasileira, vol. 4, Lisboa: 2020.

MALUF, Carlos Alberto Dabus; MALUF, Adriana Caldas do Rego Freitas Dabus. Curso de direito de família. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Princípios fundamentais norteadores do direito de família. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

REIS, Clayton. A mudança do regime de bens no casamento em face do Novo Código Civil Brasileiro. Revista Brasileira de Direito de Família, vol. 5, n. 20. Porto Alegre: Editora Síntese/IBDFAM, out./nov. 2003.

RODRIGUES, Silvio. Direito Civil: direito de família, vol. 6. São Paulo: Saraiva 2004.

SÁ, Maria de Fátima Freire; MOUREIRA, Diogo Luna. Autonomia privada e vulnerabilidade: o direito civil e a diversidade democrática. In: LIMA, Taisa Maria Macena. Autonomia e Vulnerabilidade. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2017.

TARTUCE, Flávio. Da ação de alteração de regime de bens no novo CPC - Parte I. Migalhas, 24 fev. 2016. Disponível em: <https://www.migalhas.com.br/coluna/familia-e-sucessoes/234466/da-acao-de-alteracao-de-regime-de-bens-no-novo-cpc---parte-i%20publicado>. Acesso em: 01.05.2021.

TEPEDINO, Gustavo. Controvérsias sobre regime de bens no Novo Código Civil. Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões, ano IV, n. 2. Belo Horizonte: fev./mar. 2008.

VILLELA, João Baptista. Liberdade e família. Anais da VII Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. Manaus, 1980.

Downloads

Publicado

2022-05-29

Como Citar

ANDRADE, Clarissa Langer de; GHILARDI, Dóris. O procedimento de alteração do regime de bens do casamento: estudo crítico e propositivo. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1–23, 2022. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/728. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Doutrina contemporânea