Outorga conjugal e seus reflexos na atividade empresária

Autores

  • Deborah Soares Dallemole UFRGS
  • Simone Tassinari Cardoso Fleischmann UFRGS

Palavras-chave:

Outorga conjugal, Empresário individual, Integralização de capital social, Regimes de bens, Anulabilidade

Resumo

A outorga conjugal está prevista no artigo 1.647 do Código Civil, enquanto limitação da livre disposição patrimonial dos cônjuges, em relação a atos de alienação e gravação de ônus real os bens imóveis, prestação fiança ou aval, e doação não remuneratória de bens comuns ou que possam integrar futura partilha, sob pena de anulabilidade. Inicialmente, buscou-se a caracterização e fundamentos deste instituto, as consequências de sua ausência e a sua incidência conforme o regime de bens do casamento, assim como sua extensão à união estável. No presente trabalho, buscou-se estudar em que medida esta exigência legal do Direito de Família pode interferir nas atividades empresariais. Através de revisão bibliográfica e levantamento jurisprudencial, analisou-se a incidência da outorga conjugal nas atividades do empresário individual, na transferência de quotas sociais e na integralização de capital social com bens imóveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deborah Soares Dallemole, UFRGS

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestranda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Simone Tassinari Cardoso Fleischmann, UFRGS

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Faculdade de Direito e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BERTOLDI, Marcelo M.; RIBEIRO, Marcia Carla Pereira. Curso Avançado de Direito Comercial. 9ª Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais. 2015.

CAHALI, Francisco José. A Súmula nº 377 e o Novo Código Civil e a mutabilidade do regime de bens. In: Revista do Advogado. n. 76, São Paulo: AADV.

CAMPINHO, Sérgio. O direito de empresa à luz do novo Código Civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2009.

CARBONERA, Silvana Maria. Aspectos históricos e socioantropológicos da família brasileira. In: MATOS, Ana Carla Harmatiuk; MENEZES, Joyceane Bezerra (Org.). Direito das famílias: por juristas brasileiras. São Paulo: 2013.

CARVALHO, Luiz Paulo Vieira de. Direito das sucessões. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.

CARVALHO, Tomás Lima de. A possibilidade de locação de ações e quotas como inovação estratégica. In: Anais do XX Encontro Nacional do Conpedi. Florianópolis: Boiteaux, 2011.

CORRÊA-LIMA, Osmar Brina. Sociedade Limitada. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

COSTA, Larissa Marim da. Empresário individual e a interferência do regime matrimonial de bens na atividade empresarial à luz do artigo 978 do Código Civil. In: Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca, v. 12, n. 1, jul. 2017.

COSTA, Valestan Milhomem da. Regime da separação convencional de bens: dispensa da outorga uxória na alienação imobiliária. In: Revista de Direito Imobiliário. Vol. 58, pp. 126-133, jan-jun/2005.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro – Direito de Empresa, vol. 8. 3ª ed .São Paulo: Saraiva, 2011.

FACHIN, Luiz Edson. Teoria crítica do direito civil. 3ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2012.

FACHIN, Luiz Edson. Estatuto jurídico do patrimônio mínimo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2012.

FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de direito civil: famílias. 9ª ed. Salvador: JusPodivm, 2016.

FRONTINI, Ana Paula. Da integralização de quotas societárias com bens imóveis por sócio casado no regime da comunhão universal de bens. In: Doutrinas essenciais de direito empresarial, vol.1, p. 951-964, dez/2010.

GOMES, Orlando. O novo direito de família. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris. 1984.

GUIMARÃES, Marilene Silveira. Família e empresa: questões controvertidas (regime de bens e os reflexos dos arts. 977, 978 e 979 no direito de família). In: PEREIRA, Rodrigo da Cunha (coord.). Afeto, ética, família e o novo código civil. Belo Horizonte: Del Rey, 2004

GUSMÃO, Mônica. Curso de direito empresarial. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

LÔBO, Paulo. Direito Civil: Famílias – Vol. 5. 8ª Ed. São Paulo: Saraiva Jur. 2018.

LÔBO, Paulo. Direito Civil – Contratos. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

LÔBO, Paulo. Código Civil Comentado. São Paulo: Atlas, 2003.

MADALENO, Rolf. Direito de Família. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

MAMEDE, Gladston. Empresa e atuação empresarial. São Paulo: Atlas, 2004.

MATOS, Ana Carla Jarmatiuk; PEREIRA, Jacqueline Lopes. Outorga conjugal e aval no casamento. In: Revista Brasileira de Direito Civil. V. 18, p. 103-123, out/dez. Belo Horizonte, 2018.

MARCON, Gabriela Almeida Farias. Desnecessidade de outorga uxória ou marital para a prestação de garantias pessoais na união estável. In: Revista da AGU. Brasília-DF, v. 15, n. 01, p. 199-220, jan/mar 2016.

MARTINS, Fran. Curso de direito comercial. 40ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017.

NEGREIROS, Teresa. Fundamentos para uma interpretação constitucional do princípio da boa-fé. Rio de Janeiro: Renovar, 1998.

OLIVEIRA, Euclides de. União estável: do concubinato ao casamento. 6ª ed. São Paulo: Método, 2003.

Downloads

Publicado

2021-05-02

Como Citar

DALLEMOLE, Deborah Soares; FLEISCHMANN, Simone Tassinari Cardoso. Outorga conjugal e seus reflexos na atividade empresária. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 1–24, 2021. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/710. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Doutrina contemporânea