Liability of Social Media Influencer: Some Thoughts on the Documentary Fyre: The Greatest Party That Never Happened

Authors

  • Lisiane Feiten Wingert Ody Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lúcia Souza D'Aquino Universidade Federal da Grande Dourados

Keywords:

Tort, Influencer, Grounds for liability, Consumer law, Non-contractual liability

Abstract

The article examines the liability of social media influencers considering the documentary about the Fyre Festival scandal. The first part analyses consumer law and the unidentified publicity influencers provide showing that they share joint liability with the businessperson that hired them. The second part looks at the non-contractual (negligence/tort) liability of influencers, who disseminate false information. Forms of strict liability are also analysed, proving their liability is dependent on an act of fault or negligence. The research is relevant because cases of influencer liability are becoming more common, and the paper offers criteria for understanding different hypotheses.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lisiane Feiten Wingert Ody, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Direito e Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada de Direito Civil e Comparado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lúcia Souza D'Aquino, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora e Mestra em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Substituta da Universidade Federal da Grande Dourados. Advogada.

References

BAGATINI, Júlia; ALBRECHT, Diego Alan Schofer. Digital influencere a responsabilidade consumerista. Derecho y Cambio Social, s.l., n. 59, p. 330-344, jan./mar. 2019.

BENJAMIN, Antônio Herman V.; MARQUES, Claudia Lima; BESSA, Leonardo Roscoe. Manual de Direito do Consumidor. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

BITTAR, Carlos Alberto. O Controle da publicidade: sancionamento e mensagens enganosas e abusivas. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, p. 126-131, edição especial 1981.

CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de Direito do Consumidor. São Paulo: Atlas, 2008.

CLAYTON, James. Por que o fundador do Twitter diz que banimento de Trump foi ‘correto, mas perigoso’. BBC News Brasil, 15 jan. 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55674897>. Acesso em: 27 fev. 2021.

CRESCE parcela que não quer se vacinar contra coronavírus. Deutsche Welle, 12 dez. 2020. Disponível em: https://p.dw.com/p/3mdHT. Acesso em: 10 mar. 2021.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DIAS, Lucia Ancona Lopez de Magalhães. Publicidade e Direito. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

FEDERAL TRADE COMMISION. Disclosures 101 for Social Media Influencers. Nov. 2019. Disponível em: <https://www.ftc.gov/system/files/documents/plain-language/1001a-influencer-guide-508_1.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2021.

FEITEN WINGERT ODY, Lisiane. Einführung in das brasilianische Recht. München: C. H. Beck, 2017.

FUNG, Brian. CFO do Twitter: banimento de Trump é permanente, mesmo com nova candidatura. CNN Brasil, 11 fev. 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/02/11/cfo-do-twitter-banimento-de-trump-e-permanente-mesmo-com-nova-candidatura>. Acesso em: 18 abr. 2021.

GASPAROTTO, Ana Paula Gilio; FREITAS, Cinthia Obladen de Almendra; EFING, Antônio Carlos. Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais. Revista Jurídica Cesumar, Maringá, v. 19, n. 1, p. 65-87, jan./abr. 2019. DOI: 10.17765/2176-9184.2019v19n1p65-87.

GODOY, Juan Diego. Twitter suspende permanentemente a conta de Trump. El País Brasil, 09 jan. 2021. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/tecnologia/2021-01-09/twitter-suspende-permanentemente-a-conta-de-trump.html>. Acesso em: 18 abr. 2021.

GONÇALVES, Caroline Visentini Ferreira; KRETZMANN, Renata Pozzi. Reflexões sobre o direito do consumidor a partir da Covid-19. ConJur, 03 fev. 2021. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2021-fev-03/garantias-consumo-reflexoes-direito-consumidor-partir-covid-19>. Acesso em: 04 abr. 2021.

GUIMARÃES, Paulo Jorge Scartezzini. A Publicidade ilícita e a responsabilidade civil das celebridades que dela participam. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

HENRIQUES, Isabella Vieira Machado. Publicidade abusiva dirigida à criança. Curitiba: Juruá, 2012.

HOSIE, Rachel. Fitness influencer criticized for promoting ‘extremely dangerous’ weight loss pills. Independent, 19 jun. 2018. Disponível em: <https://www.independent.co.uk/life-style/health-andfamilies/michelle-lewin-weight-loss-diet-pills-instagram-promotion-fitness-infnuencer-fnorida-a8405936.html>. Acesso em: 18 mar. 2021.

INFLUENCER é internada com sintomas de Covid-19 dias após debochar de aglomerações. IstoÉ, 18 jan. 2021. Disponível em: <https://istoe.com.br/influencer-e-internada-com-sintomas-de-covid-19-dias-apos-debochar-de-aglomeracoes/>. Acesso em: 27 fev. 2021.

JURY D’ETHIQUE PUBLICITAIRE. Recommandations du Conseil de la Publicité en matière d’influenceurs en ligne. Out. 2018. Disponível em: <https://www.jep.be/sites/default/files/rule_reccommendation/recommandations_du_conseil_de_la_publicite_influenceurs_en_ligne_fr.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2021.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LARENZ, Karl. Derecho de obligaciones. t. I. Madrid: Revista de Derecho Privado, 1958.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaios sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MARQUES, Claudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: O novo regime das relações contratuais. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

MONTEIRO, Thaís. Mercado de influenciadores aquece em meio ao coronavírus. Meio & Mensagem, 26 mar. 2020. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/ 2020/03/26/mercado-de-influenciadores-aquece-em-meio-a-pandemia.html>. Acesso em: 18 mar. 2021.

MUCELIN, Guilherme; D’AQUINO, Lúcia Souza. Direitos do Consumidor. In: HACKEROTT, Nadia Andreotti Tüchumantel (coord.). Aspectos jurídicos do e-commerce. São Paulo: Thomson Reuters Revista dos Tribunais, 2021.

NEIVA, Pedro. A responsabilidade civil do influencer digital e a vulnerabilidade do consumidor. Migalhas, 14 abr. 2020. Disponível em: <https://www.migalhas.com.br/depeso/324535/a-responsabilidade-civil-do-influencer-digital-e-a-vulnerabilidade-do-consumidor>. Acesso em: 04 abr. 2021.

NUNES JUNIOR, Vidal Nunes. A publicidade comercial dirigida ao público infantil. In: MARTINS, Ives Gandra; REZEK, Francisco (coords.). Constituição Federal: avanços, contribuições e modificações no processo democrático brasileiro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

PASQUALOTTO, Adalberto; BRITO, Dante Ponte de. Regime Jurídico da Publicidade nas redes sociais e a proteção do consumidor. FIDES, Natal, v. 11, n. 1, p. 40-64, jan./jun. 2020.

PINHEIRO, Chloé. 11 dicas para identificar quem faz conteúdo sério sobre saúde nas redes. Veja Saúde, 18 jun. 2019. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/bem-estar/11-dicas-para-identificar-quem-faz-conteudo-serio-sobre-saude-nas-redes/>. Acesso em: 27 fev. 2021.

PRÊMIO INFLUENCIADORES DIGITAIS. Metodologia. Disponível em: <https://www.premioinfluenciadores.com.br/o-premio/metodologia/>. Acesso em: 19 mar. 2021.

RODAS, Sérgio. Influenciadora digital responde por golpe dado por loja que indicou. ConJur, 21 ago. 2020. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2020-ago-21/influenciadora-digital-responde-golpe-loja-indicou>. Acesso em: 18 mar. 2021.

ROSENVALD, Nelson. Os reais confins entre as responsabilidades subjetiva e objetiva. 12 dez. 2017. Disponível em: <https://www.nelsonrosenvald.info/single-post/2017/12/12/os-reais-confins-entre-as-responsabilidades-subjetiva-e-objetiva>. Acesso em: 23 fev. 2021.

SALLES, Daniel. Os influencers da pandemia. Exame, 09 abr. 2020. Disponível em: https://exame.com/revista-exame/os-influencers-da-pandemia/. Acesso em: 18 abr. 2021.

SANSEVERINO, Paulo de Tarso Vieira. Princípio da reparação integral: indenização no Código Civil. São Paulo: Saraiva, 2010.

SHENTON, Zoe. Kendall Jenner settles Fyre Festival Instagram post lawsuit for $90,000. Cosmopolitan, 21 maio 2020. Disponível em: <https://www.cosmopolitan.com/uk/ entertainment/a32624953/kendall-jenner-fyre-festival-lawsuit-settlement/>. Acesso em: 03 abr. 2021.

TWITTER tira conta de Trump do ar permanentemente. G1, 08 jan. 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/01/08/twitter-tira-conta-de-trump-do-ar.ghtml>. Acesso em: 27 fev. 2021.

UNITED STATES OF AMERICA. Communications Decency Act, 1995. Disponível em: <https://www.congress.gov/bill/104th-congress/senate-bill/314/>. Acesso em: 18 abr. 2021.

USTÁRROZ, Daniel. Responsabilidade civil por ato lícito. São Paulo: Atlas, 2014.

VENDAS via influencers crescem 670% na Black Friday. Forbes Money, 02 dez. 2020. Disponível em: <https://forbes.com.br/forbes-money/2020/12/vendas-via-influencers-crescem-670-na-black-friday/>. Acesso em: 10 abr. 2021. WHEELER, André. Ja Rule cleared of wrongdoing over Fyre festival disaster. The Guardian, 19 nov. 2019. Disponível em: <https://www.theguardian.com/culture/2019/nov/19/ja-rule-fyre-festival-lawsuit>. Acesso em: 04 abr. 2021.

Published

2021-12-06

How to Cite

ODY, Lisiane Feiten Wingert; D’AQUINO, Lúcia Souza. Liability of Social Media Influencer: Some Thoughts on the Documentary Fyre: The Greatest Party That Never Happened. civilistica.com: revista eletrônica de direito civil, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/700. Acesso em: 2 apr. 2025.

Issue

Section

Contemporary doctrine