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Palavras-chave:

Aprendizagem, Direitos autorais, Direitos da personalidade., Ensino, Professor online

Resumo

As restrições decorrentes das medidas de contenção da pandemia da Covid-19 impuseram a transposição das relações para o ambiente virtual. Com a educação não foi diferente, e professores e alunos precisaram rapidamente se adaptar à realidade do ensino à distância, o que por vezes ocorreu de forma abrupta e sem uma discussão profunda a respeito das consequências jurídicas decorrentes dessa transposição. Assim, o presente estudo se constitui a partir dos direitos da personalidade que alicerçam os direitos autorais do docente enquanto profissional que está exercendo seu mister funcional remotamente (online), com auxílio de tecnologias da informação e comunicação mediadoras no processo de ensino e aprendizagem. A temática analisa especificamente os direitos ligados a voz, imagem e produção intelectual, promovendo um raciocínio que consolida normas do Código Civil e Lei de Direitos Autorais com base no princípio constitucional da dignidade da pessoa humana que assegura a inviolabilidade da imagem das pessoas, partindo da questão atinente ao direito do educando, de não sofrer solução de continuidade no processo de ensino e aprendizagem em contrapartida ao direito dos docentes, de verem tutelados os seus direitos autorais, consolidados em direitos básicos da personalidade. A premissa inicial considera a preponderância dos direitos autorais, uma vez que professores e alunos estão em igualdade de condições no exercício da cidadania, o direito do estudante inserido no processo de ensino e aprendizagem não pode justificar que o professor seja obrigado a ver sua imagem, voz e produção intelectual transmitida e reproduzida a despeito de sua vontade, sem sua anuência, por imposição institucional ou pressão social e política.

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Biografia do Autor

Lúcia Souza d'Aquino, Universidade Federal Fluminense

Doutora e Mestra em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito Francês e Europeu dos Contratos pela Université de Savoie-Mont Blanc/UFRGS. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Vulnerabilidades no Novo Direito Privado”. Diretora do Instituto de Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul - José do Nascimento. Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense – Campus de Macaé.

Saulo Bichara Mendonça, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida e Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho. Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Direito de Macaé. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Atividade Empresária e Sustentabilidade Econômica. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7489403564619091. E-mail: sbmendonça@id.uff.br.

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

D’AQUINO, Lúcia Souza; MENDONÇA, Saulo Bichara. www . direitos autorais do professor online . com . Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 1–16, 2023. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/841. Acesso em: 6 fev. 2025.

Edição

Seção

Doutrina contemporânea