O ilícito e a interferência prejudicial: possibilidade de sobreposição e não necessidade de coexistência para configuração do uso anormal da propriedade

Autores

  • Everaldo Augusto Cambler Professor assistente doutor da Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor e coordenador do curso de Especialização em Direito Imobiliário no curso de extensão e especialização em Direito do COGEAE, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação da Universidade Autônoma de Direito de São Paulo – FADISP (Mestrado e Doutorado).
  • Andrea Lupo

Palavras-chave:

Propriedade, anormal, vizinhança, ilícito, abuso

Resumo

O propósito deste artigo é esclarecer que o ato ilícito ou o abuso de direito não são pressupostos de incidência do uso anormal da propriedade. Demonstrou-se que os deveres dos proprietários ou possuidores decorrentes do direito de vizinhança advém da titularidade da situação jurídica do direito da coisa (ex re) e não da ilicitude do ato praticado. É a partir desta premissa que o trabalho se desenvolve. Didaticamente, optou-se por traçar, através de aplicações práticas colhidas da jurisprudência, as possibilidades de incidência da ilicitude e do uso anormal da propriedade. Identificou-se que podem os institutos subsistirem em uma mesma situação jurídica, sem isso significar necessária simultaneidade de incidência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo Augusto Cambler, Professor assistente doutor da Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor e coordenador do curso de Especialização em Direito Imobiliário no curso de extensão e especialização em Direito do COGEAE, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação da Universidade Autônoma de Direito de São Paulo – FADISP (Mestrado e Doutorado).

Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Andrea Lupo

Mestre do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo – FADISP;
especialista em Direito Processual Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, especialista em
Direito Imobiliário pela Escola Paulista de Direito – EPD. Membro da Comissão de Pesquisa e PósGraduação
em Direito da OAB/SP; conselheira seccional da OAB/SP; advogada.

Downloads

Publicado

2017-08-06

Como Citar

CAMBLER, Everaldo Augusto; LUPO, Andrea. O ilícito e a interferência prejudicial: possibilidade de sobreposição e não necessidade de coexistência para configuração do uso anormal da propriedade. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 1–18, 2017. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/275. Acesso em: 29 mar. 2025.

Edição

Seção

Doutrina contemporânea