Deveres e direitos dos apoiadores na tomada de decisão apoiada para pessoas com deficiência sob a Lei 13.146/2015
Palavras-chave:
Responsabilidade civil, Tomada de decisão apoiada, Pessoa com deficiênciaResumo
Este artigo investiga a questão da responsabilidade civil dos apoiadores na tomada de decisão à luz da Lei 13.146/2015, que confere capacidade civil às pessoas com deficiência. No âmbito da tomada de decisão apoiada, as pessoas com deficiência podem nomear apoiadores para assegurar a plena e segura realização de seus direitos. Contudo, a legislação não aborda detalhadamente a responsabilidade civil dos apoiadores, o que suscita a possibilidade de responsabilização por danos a terceiros, desde que se evidencie má-fé por parte dos apoiadores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Vitor; TEIXEIRA, Ana Carolina Brochado; TEPEDINO, Gustavo (Org.). O direito civil: entre o sujeito e a pessoa, estudos em homenagem ao professor Stefano Rodotà. Belo Horizonte: Fórum, 2016.
ANDRADE, Nayara Magri da Silva; VIANNA, Vanessa de Castro. Tomada de decisão apoiada: a possibilidade de responsabilizar civilmente o apoiador à luz do princípio da boa-fé objetiva. Academia brasileira de direito civil, v. 4, n. 2, p.1-16, 2019.
DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2018.
EHRHARDT JUNIOR, Marcos (Org.). Impactos do novo CPC e do EPD no direito civil brasileiro. Belo Horizonte: Fórum, 2016.
FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de direito civil: a pessoa natural. 17. ed. Salvador: Juspodivm, 2019.
FERRAZ, Carolina Valença; LEITE, Glauber Salomão. A proteção jurídica da pessoa com deficiência como uma questão de direitos humanos. In: FERRAZ, Carolina Valença; LEITE, Glauber Salomão (Org.). Direito à diversidade. São Paulo: Atlas, 2015.
MATOS, Ana Carla Harmatiuk; OLIVEIRA, Ligia Ziggiotti de. Além da Convenção de Nova York: além do estatuto da pessoa com deficiência: reflexões a partir de uma compreensão crítica dos direitos humanos. Revista de derechos humanos y estúdios sociales. Sevilha, ano VIII, n. 15, p. 15-32, 2016.
MENEZES, Joyceane Bezerra de. O direito protetivo no Brasil após a Convenção sobre a Proteção da Pessoa com Deficiência: impactos do novo CPC e do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Civilistica.com, a. 4, n. 1, 2015.
MENEZES, Joyceane Bezerra de; RODRIGUES, Francisco Luciano Lima; MORAES, Maria Celina Bodin de. A capacidade civil e o sistema de apoios no Brasil. Civilistica.com, a. 10, n. 1, 2021.
PEREIRA, Jacqueline Lopes. Tomada de decisão apoiada e a pessoa com deficiência psíquica ou intelectual. Dissertação de mestrado (Pós-graduação em Direito) – Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2018.
PESSOTTI, Isaias. Deficiência mental: da superstição à ciência. São Paulo: EDUSP, 1984.
PINHEIRO, Caroline da Rosa; COSTA, Tainara; COSTA, Thais. Alguns Reflexos do Estatuto da Pessoa com Deficiência na Capacidade para o exercício de empresa. In: SALLES, Raquel Bellini; PASSOS, Aline Araújo; LAGE, Juliana Gomes (Org.). Direito, vulnerabilidade e pessoa com deficiência. 1. ed. Rio de Janeiro: Processo, p. 327-345, 2019.
ROSENVALD, Nelson. A responsabilidade civil da pessoa com deficiência qualificada pelo apoio e de seus apoiadores. In: ROSENVALD, Nelson, Artigos IBDF, 2018.
ROSENVALD, Nelson. Novo tratado de responsabilidade civil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
SILVA, Ana Clara Pereira. A responsabilidade civil na tomada de decisão apoiada. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiás, 2021.
TARTUCE, Flávio. Manual de direito civil. 10. ed. São Paulo: Método, 2020.
VENAZZI, Karen; SOUSA, Devilson; MICHELS, Willian. Os contornos da responsabilidade civil dos apoiadores na tomada de decisão apoiada. Revista Húmus, vol. 11, n. 33, p. 75-88, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edgar Batista de Medeiros Júnior , Rafael Pacheco Lanes Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.