O direito subjetivo à morte digna: uma leitura do direito brasileiro a partir do caso José Ovídio González

Autores

  • Maria de Fátima Freire de Sá Professora no Programa de Pósgraduação em Direito (mestrado e doutorado) da PUC Minas. Pesquisadora do Centro de Estudos em Biodireito - CEBID. Advogada.
  • Diogo Luna Moureira Professor dos cursos de graduação da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Pesquisador do Centro de Estudos em Biodireito – CEBID.

Palavras-chave:

Direito subjetivo, liberdade fundamental, morte digna

Resumo

O artigo versa sobre a possibilidade do exercício de uma autonomia para morrer no Direito brasileiro, a partir de precedentes judiciais da Corte Constitucional colombiana. Para tanto, discute-se a morte como exercício de um direito subjetivo da personalidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Freire de Sá, Professora no Programa de Pósgraduação em Direito (mestrado e doutorado) da PUC Minas. Pesquisadora do Centro de Estudos em Biodireito - CEBID. Advogada.

Doutora em Direito pela UFMG. Mestre em Direito pela PUC Minas.

Diogo Luna Moureira, Professor dos cursos de graduação da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Pesquisador do Centro de Estudos em Biodireito – CEBID.

Doutor e Mestre em Direito pela PUC Minas

Referências

COLOMBIA. Ministerio de Salud y Protección Social. Resolución n. 1216 de 2015. Disponível em: http://www.dmd.org.co/pdf/Eutanasia_resolucion-1216-de-2015.pdf. Acesso em 12/07/2015. CORTE CONSTITUCIONAL COLOMBIA. Sala Novena de Revisión, Sentencia T970/14, Rel. Luis Ernesto Vargas Silva, j. em 15/12/2014. Disponível em: http://www.corteconstitucional.gov.co/relatoria/2014/t-970-14.htm. Acesso em 12/07/2015.

HONNETH, Axel. Sofrimento de indeterminação: uma reatualização da filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Singular, 2007.

LIMA, Taisa Maria Macena de; SÁ, Maria de Fátima Freire de. Ensaios sobre a velhice. Belo Horizonte: Arraes, 2015.

MOUREIRA, Diogo Luna. Pessoas e autonomia privada: dimensões reflexivas da racionalidade e dimensões operacionais da pessoa a partir da teoria do direito privado. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

SÁ, Maria de Fátima Freire de. As flores que eu te dei. In: Tânia da Silva Pereira; Rachel Aisengart Menezes; Heloisa Helena Barboza. (Org.). Vida, Morte e Dignidade Humana. 1ed. Rio de Janeiro: GZ Editora, 2010, p. 229-237.

SÁ, Maria de Fátima Freire de; MOUREIRA, Diogo Luna. Autonomia para morrer. 2ª ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2015.

TAYLOR, Charles. As fontes do self: a construção da identidade moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

SÁ, Maria de Fátima Freire de; MOUREIRA, Diogo Luna. O direito subjetivo à morte digna: uma leitura do direito brasileiro a partir do caso José Ovídio González. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 1–16, 2016. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/269. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Doutrina contemporânea