A proteção do consumidor-criança frente à publicidade no Brasil

Autores

  • Thaynara de Souza Oliveira
  • Diógenes Faria de Carvalho

Palavras-chave:

Direito do Consumidor, Criança, Proteção, Publicidade, Doutrina contemporânea

Resumo

O presente trabalho tem por escopo o estudo da tutela das crianças consumidoras frente à publicidade. Após apresentar os fundamentos de proteção à infância, pretende-se estudar o tratamento que se tem dispensado à publicidade infantil no ordenamento jurídico pátrio, assim como examinar a estrutura orgânica do controle das mensagens publicitárias no País, oferecendo-se críticas e sugestões para a regulamentação e o controle. Para tanto, adotou-se, primordialmente, o método dedutivo e procedeu-se a uma vasta pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaynara de Souza Oliveira

Estudante de Direito

Diógenes Faria de Carvalho

Doutorando em Psicologia (Análise do comportamento do consumidor) pela Pontifícia Universidade
Católica de Goiás (PUC-GO) e Mestre em Direito Econômico-Empresarial pela Universidade de Franca -
SP (UNIFRAN).

Referências

ALMEIDA, Susana. A autorregulação da comunicação comercial em Portugal: panaceia para a inoperância do modelo regulador tradicional? Revista Luso-Brasileira de Direito do Consumo, vol. II, n. 4. Curitiba: Editora Bonijuris, dez. de 2012.

BENJAMIN, Antônio Herman V.; MARQUES, Claudia Lima; BESSA, Leonardo Roscoe. Manual de direito do consumidor. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

BENJAMIN, Antonio Herman de Vasconcellos e. et al. Código brasileiro de defesa do consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. 9ª ed. rev. atual. e amp. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

CALAIS-AULOY, Jean; STEINMETZ, Frank. Droit de la consommation. 5ª ed. Paris: Dalloz, 2000.

CAMPOS, Maria Luiza de Saboia. Publicidade: responsabilidade civil perante o consumidor. São Paulo: Cultural Paulista Editora, 1996.

CARVALHO, José Carlos Maldonado de. Direito do Consumidor: fundamentos doutrinários e visão jurisprudencial. 4ª ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009.

CASTALLO, José Domingo Gómez. La autorregulación de la publicidad en España. Revista Luso-Brasileira de Direito do Consumo, vol. I, n. 4. Curitiba: Editora Bonijuris, dez. de 2011.

CHAISE, Valéria Falcão. A publicidade em face do Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Saraiva, 2011.

DIAS, Lucia Ancona Lopez de Magalhães. Publicidade e direito. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010.

FIRMO, Maria de Fátima Carrada. A criança e o adolescente no ordenamento jurídico brasileiro. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

GUIMARÃES, Paulo Jorge Scartezzini. A publicidade ilícita e a responsabilidade civil das celebridades que dela participa. 2ª ed. rev. amp. e atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

LOPES, Maria Elizabete Vilaça. O consumidor e a publicidade. Revista de Direito do Consumidor, v. 1. São Paulo: Revista dos Tribunais, jul.-set. de 1994.

MARTINEZ, Sérgio Rodrigo. Estrutura orgânica do controle da publicidade de consumo no Brasil. Revista de Direito do Consumidor, v. 42. São Paulo: Revista dos Tribunais, abr.-jul. de 2002.

MELLO, Heloísa Carpena Vieira de. Prevenção de riscos no controle da publicidade abusiva. Revista de Direito do Consumidor, v. 35. São Paulo: Revista dos Tribunais, jul.-set. de 2000.

MIRAGEM, Bruno. Curso de direito do consumidor. 3ª ed. rev. atual. e amp. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

MOMBERGER, Noemí Friske. A publicidade dirigida às crianças e adolescentes: regulamentações e restrições. Porto Alegre: Memória Jurídica Editora, 2002.

MORAES, Paulo Valério Dal Pai. Código de defesa do consumidor: o princípio da vulnerabilidade no contrato, na publicidade, nas demais práticas comerciais. Porto Alegre: Editora Síntese, 1999.

PASQUALOTTO, Adalberto. Os efeitos obrigacionais da publicidade no código de defesa do consumidor. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1997.

SCHOR, Juliet B. Nascidos para comprar: uma leitura essencial para orientarmos nossas crianças na era do consumismo. São Paulo: Editora Gente, 2009.

SILVA, Antônio Fernando do Amaral e; CURY, Munir et al. Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado. 3ª ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 31ª ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2008.

Downloads

Publicado

2014-08-18

Como Citar

OLIVEIRA, Thaynara de Souza; CARVALHO, Diógenes Faria de. A proteção do consumidor-criança frente à publicidade no Brasil. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 1–29, 2014. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/159. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Doutrina contemporânea