A ideia do justo sob o ponto de vista da criança vítima de abandono familiar

Autores

  • Natércia Sampaio Siqueira Universidade de Fortaleza
  • Olegário Gurgel Ferreira Gomes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Adoção intuitu personae, Abandono familiar, Justa oportunidade

Resumo

A ideia do justo se revela complexa quando se põe em questão o olhar da criança a respeito de seu próprio abandono familiar. Sob o ponto de vista do exposto, indaga-se se é possível reconhecer, para o infante, pretensões que podem ser contrapostas à família, à sociedade e ao Estado. Afinal, o que é certo fazer e como preservar a dignidade humana da criança que enfrenta a rejeição dos genitores? O objetivo do presente trabalho é, partindo do problema de exposição de crianças, analisar a concepção de independência jurídica do incapaz, questionando de que forma ele pode ter os fatos de sua existência decididos na perspectiva de sua subjetividade (o ponto de vista de si mesmo). Espera-se verificar a tese de que a criança é um ser ao mesmo tempo independente e dependente, devendo sua proteção tomar como referência tanto as pretensões jurídicas próprias quanto as obrigações solidárias dos pais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natércia Sampaio Siqueira, Universidade de Fortaleza

Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Pós-doutorado em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Mestrado em Direito Tributário pela Universidade Federal de Minas Gerais. Procuradora Fiscal do Município de Fortaleza. Professora do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Olegário Gurgel Ferreira Gomes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Mestrado em Direito pela Universidade de Lisboa. Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Referências

BERLIN, Isaiah. Estudos sobre a humanidade: uma antologia de ensaios. Tradução de Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BODIN DE MORAES, Maria Celina. A nova família, de novo – estruturas e função das famílias contemporâneas. Pensar, v. 18, nº 2. Fortaleza: Unifor, mai./ago. 2013, p. 587-628.

BODIN DE MORAES, Maria Celina. Danos à pessoa humana: uma leitura civil-constitucional dos danos morais. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

CAMPBELL, Tom D. The rights of the minor. In: ALSTON, Philip; PARKER, Stephen; SEYMOUR, John (edited by). Children, rights, and the law. New York: Clarendon Press, 1992, p. 1-23.

CAVALCANTI, Thais Novaes; TREVISAN, Elisaide. A “abordagem das capacidades” na teoria de Amartya Sen sobre o desenvolvimento humano. Revista Jurídica, vol. 01, n. 54. Curitiba, 2019, p. 173-192.

COSTA, Jurandir Freire da. O ponto de vista do outro. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

DAMÁSIO, Antônio. A estranha ordem das coisas: a vida, os sentimentos e as culturas humanas. Lisboa: Temas e debates – Círculo de leitores, 2017.

DWORKIN, Ronald. Justice for hedgehogs. Cambridge-Massachusetts, London-England: The Belknap Press of Harvard University Press, 2011.

EEKELAAR, John. Importance of thinking that children have rights. In: ALSTON, Philip; PARKER, Stephen; SEYMOUR, John (edited by). Children, rights, and the law. New York: Clarendon Press, 1992, p. 221-235.

FREEMAN, Michael. Taking children’s rights more seriously. In: ALSTON, Philip; PARKER, Stephen; SEYMOUR, John (edited by). Children, rights, and the law. New York: Clarendon Press, 1992, p. 52-71.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. In: MAFFETTONE, Sebastiano; VECA, Salvatore. A ideia de justiça de Platão a Rawls. Tradução de Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 217-223.

KAUFMANN, Arthur. Filosofia do direito. Trad. António Ulisses Cortês. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2009.

LEITE, Miriam Lifchitz Moreira. O óbvio e o contraditório da roda. In: MARY DEL, Priore (org.). História da Criança no Brasil. São Paulo: Cortez, 1996, p. 98-111.

LOWY, Catherine. Autonomy and the appropriate projects of children. In: ALSTON, Philip; PARKER, Stephen; SEYMOUR, John (edited by). Children, rights, and the law. New York: Clarendon Press, 1992, p. 72-75.

MACHADO, Martha de Toledo. A proteção constitucional de crianças e adolescentes e os direitos humanos. Barueri, SP: Manole, 2003.

MÉNDEZ, Emilio García. Infancia: de los derechos y de la justicia. 2. edición actualizada. Buenos Aires: Editores Del Puerto, 2004.

O’NEIL, Onora. Children’s rights and children’s lives. In: ALSTON, Philip; PARKER, Stephen; SEYMOUR, John (edited by). Children, rights, and the law. New York: Clarendon Press, 1992, p. 24-42.

PLATÃO. A República. 3. ed. Porto: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980.

POMPEU, Gina Vidal Marcilio; SIQUEIRA, Natércia Sampaio. Realização da justiça, oportunidade e capacidade: da igualdade formal à igualdade material no que concerne ao acesso à educação superior dos negros por meio do sistema de quotas nas universidades. In: ALEXY, Robert; XAVIER BAEZ, Narciso Leandro; SANDKUHLER, Hans Jorg; HAHN, Paulo (organizadores). Níveis de efetivação dos direitos fundamentais civis e sociais: um diálogo Brasil e Alemanha. Joaçaba: Editora Unoesc, 2013, p. 611-639.

RAWLS. John. Justiça e democracia. Tradução de Irene A. Paternot e seleção de Catherine Audard. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

REALE, Miguel. Filosofia do direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27. ed., São Paulo: Saraiva, 2005.

RENAUT, Alain. A libertação das crianças. Tradução de Ana Rabaça. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

RODRIGUES, Edwirges Elaine; ALVARENDA, Maria Amália de Figueiredo Pereira. Novos tempos, novas famílias: da legitimidade para a afetividade. Civilistica.com. Rio de Janeiro, a. 10, n. 3, 2021.

SALGADO, Joaquim Carlos. A ideia de justiça em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. 2. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1995.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. Tradução de Monica Stahel. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2012.

SILVA, Enid Rocha Andrade da; MELLO, Simone Gueresi de; AQUINO, Luseni Maria Cordeiro de. Os abrigos para crianças e adolescentes e a promoção do direito à convivência familiar e comunitária. In: SILVA, Enid Rocha Andrade da (Coord.). O direito à convivência familiar e comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil. Brasília: IPEA/CONANDA, 2004, p. 209-242.

Downloads

Publicado

2022-12-25

Como Citar

SIQUEIRA, Natércia Sampaio; GOMES, Olegário Gurgel Ferreira. A ideia do justo sob o ponto de vista da criança vítima de abandono familiar. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p. 1–22, 2022. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/818. Acesso em: 15 set. 2024.

Edição

Seção

Doutrina contemporânea