Aporofobia e classificação de pessoas: abordagem sobre a raiz econômica dos racismos contemporâneos

Autores

  • Neuro José Zambam IMED

Palavras-chave:

Aporofobia, Racismo, Políticas públicas, Violência racial, Adela Cortina

Resumo

A classificação de pessoas em ordem de preferência é uma chaga perversa que anula o valor do ser humano. Este artigo tem como objetivo apresentar a desigualdade econômica como a principal raiz das exclusões e origem de inúmeras formas de coisificação humana, a partir da concepção de aporofobia de Adela Cortina. Os atuais níveis de exclusão, ampliados pela pandemia 2020, clamam por políticas públicas e sociais que demonstrem ser possível a equalização deste fosso que envergonha a capacidade humana e o potencial dos inúmeros mecanismos de justiça social. A abundância de produção de bens, as inúmeras formas de violência e o crescimento da pobreza denunciam leis, instituições e líderes insensíveis e desumanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuro José Zambam, IMED

Pós-doutor em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional, de Passo Fundo – IMED. Professor do Curso de Direito (graduação e especialização) da IMED. Membro do Grupo de Trabalho, Ética e cidadania da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Pesquisador da Faculdade Meridional. Líder do Grupo de Estudo “Multiculturalismo e pluralismo jurídico”. Membro do Projeto de Pesquisa em Rede “Cidadania, debate público e seguridade social a partir de Amartya Sen”. Coordenador do Centro Brasileiro de Pesquisa sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen: interfaces com direito, políticas de desenvolvimento e democracia. E-mail: neuro.zambam@imed.edu.br; neurojose@hotmail.com.

Referências

ATLAS da violência 2019. Organizadores: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Brasília: Rio de Janeiro: São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/190605_atlas_da_violencia_2019.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.

CORTINA, Adela. Aporofobia, el rechazo al pobre: un desafío para la democracia. Barcelona: Paidós, 2017.

APOROFOBIA, el miedo a las personas pobres. Direção de: Adela Cortina Produção de: TEDxUPValència. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZODPxP68zT0>. Acesso em: 08 maio 2020, 21h10min.

CINTRA, Antonio C. de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 26 ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

GUIMARÃES, Lígia. Drauzio Varella prevê 'tragédia nacional' por coronavírus: 'Brasil vai pagar o preço da desigualdade'. 2020. Disponível em: Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52329579>. Acesso em: 05 maio 2020, 15h32min.

MAGNOLI, Demétrio. Uma gota de sangue: história do pensamento racial. São Paulo: Contexto, 2009.

CHAI, Cássius Guimarães Chai; COURA, Alexandre de Castro (orgs.). Mediação, sistema de justiça e administração pública: o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Advocacia Pública. São Luís: Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão/Jornal da Justiça/Cultura, Direito e Sociedade (DGP/CNPq/UFMA). São Luis: [S/D], 2014.

COMIM, Flávio. Smith, Sen, desigualdade e o mundo atual. Entrevista on-line. Disponível em: <https://aqof1979.wixsite.com/insolens-entis/post/smith-sen-desigualdade-e-o-mundo-atual-entrevista-com-professor-flavio-comim>. Acesso em: 07 maio 2020.

PIKETY, Thomas. O capital no Século XXI. Tradução de Monica Baumgartnen de Bolle. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SEN, Amartya. A ideia de justiça. Tradução de Denise Bottmann e Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo, Companhia das letras, 2011.

SILVA, Juremir Machado da. Raízes do conservadorismo brasileiro: a abolição na imprensa e no imaginário social. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2017.

SPENGLER, Fabiana Marion. As soluções práticas para problemas de acesso à justiça. Produzido por: EAD/UNISC; OAB e ENA. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/ 16vVIJKeRHD9piG0a8bn3Xwnj4HIrCuT9/view>. Acesso em: 04 jun. 2020.

ZEIFERT, Anna P. B.; STURZA, Janaína M.; AGNOLETTO, Vitória. Políticas públicas e justiça social: uma reflexão sobre o fenômeno da aporofobia proposto por Adela Cortina. Meritum. Belo Horizonte. v. 14. n. 2, p. 627-649, jul./dez. 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

ZAMBAM, Neuro José. Aporofobia e classificação de pessoas: abordagem sobre a raiz econômica dos racismos contemporâneos. Civilistica.com, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/774. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Doutrina contemporânea