Resenha à obra ”Teoria do Direito”, de Luís Fernando Barzotto (Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2017)

  • Voltaire Freitas Michel UniRitter
Palavras-chave: Resenha

Resumo

Uma resenha a respeito da nova obra de um antigo professor é uma espécie de reencontro, sobretudo quando os últimos contatos diários, ainda sob a orientação no mestrado, são de mais de quinze anos atrás. Normalmente, um reencontro entre pessoas que se conhecem há muito tempo começa com o exame da aparência, o que mudou e o que era essencial e permanece lá. E, com relação à nova obra de Luis Fernando Barzotto, “Teoria do Direito”, pode-se afirmar que nada mudou no que tange aos contatos iniciais, quando ainda nos primeiros anos de sua carreira como professor. Nada mudou no essencial. No entanto, novos temas surgiram, algumas ideias se aperfeiçoaram, novos autores ingressaram no seu espectro de atenção. No centro, sente-se que a preocupação que o animava como professor e pesquisador lá atrás, e que transmitia aos alunos, permanece a mesma: a desilusão com relação a respostas fáceis no Direito, com as magias que prometem soluções imediatas, o desencanto com o tal discurso dos princípios.

Biografia do Autor

Voltaire Freitas Michel, UniRitter

É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). É Mestre (2003) e Doutor (2007) em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o Doutorado, com apoio da CAPES, fez estágio no exterior na University of New South Wales, Sydney, Austrália. Tem experiência na área da Teoria do Direito, com ênfase na Teoria da Justiça. Foi Pesquisador Visitante na Osgoode Hall Law School, vinculada à York University, em Toronto/Canadá (2009), onde conduziu pesquisa a respeito do reconhecimento de terras nativas no Canadá, Austrália e Brasil. Atualmente, é professor de Filosofia Geral e Jurídica, Direito das Coisas, Fundamentos do Direito Penal e Teoria do Delito no Centro Universitário Ritter dos Reis, em Porto Alegre. Foi responsável pela publicação da Uniritter Law Journal e professor da disciplina de Metodologia da Pesquisa e do Ensino nos cursos de pós-graduação lato sensu da Uniritter. É Promotor de Justiça no no Rio Grande do Sul, atuando na jurisdição criminal.

Publicado
16-12-2018
Como Citar
Michel, V. (2018). Resenha à obra ”Teoria do Direito”, de Luís Fernando Barzotto (Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2017). Civilistica.com: Revista Eletrônica De Direito Civil, 7(3), 1-5. Recuperado de http://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/385
Seção
Resenhas